segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Utilizando Popsicle Stick em Maquetes

Semanas atrás comentamos um pouco sobre a utilização de papercraft em maquetes e até disponibilizamos um modelo de uma caçamba em HO para você imprimir e colocar em seu cenário. Hoje gostaríamos de comentar um pouco sobre um produto que podemos encontrar em praticamente toda esquina: palitos de sorvete.


Os palitos de sorvete são uma excelente matéria-prima. Podemos utilizá-los para muitas finalidades em uma maquete (independente da escala). Pontes, construções, placas, cargas de vagões, etc. O resultado final (quando bem feito), fica extremamente bonito, deixando a maquete muito rica em detalhes.
 Navegando pela web, podemos encontrar vários bons exemplos de construções idealizadas com palitos (não necessariamente de sorvetes).

No site DIY Family, podemos conferir alguns modelos construídos e vários tutoriais de como fazer os seus próprios modelos, como: casas, cadeiras, pontes. Clique na imagem abaixo para acessar os tutoriais:



No site Artsyfe, podemos encontrar modelos de casas muito bem construídas, utilizando palitos e cola. Segue fotos: 





Clique aqui para ver outros modelos do site.

A seguir, podemos conferir um modelo de barraca de praia em palitos, criado por um grupo de estudantes.

Imagem tirada do fórum Skyscrapercity

Imagem tirada do fórum Skyscrapercity

E para terminar, segue o relato de Luis Fadel sobre a dificuldade em encontrar modelos prontos para preencher um vão que tinha em sua maquete:

Na maquete que estou construindo, me deparei com um problema: A Ponte! 
Tenho um vão de 640 mm para a ponte (com duas vias que passarão sobre ela), onde não tenho nada em baixo da estrutura (somente o chão a ~900 mm de altura). Eu tinha planejado e até comprado 4 pontes metálicas da Frateschi para este fim, que obviamente não deu certo, pois teria que ter um pilar central neste vão para a sustentação destas pontes. Estou com as 4 pontes na caixa, sem a mínima chance de usar ! 
Após muita busca e consulta na Internet, desisti de comprar algo e parti para a construção de uma ponte específica para o meu caso, sob o risco de também me dar mal com isso.
Fazer em madeira balsa? Não achei por aqui nas minhas bandas... Resolvi então fazer com "palitos de sorvete", acreditem!
 
Peguei como base a Ponte Ferroviária de Estreito-MA, que liga os estados de Tocantins e Maranhão. Escolhi esta ponte devido ao seu vão central que tem 154 metros de comprimento, algo bem incomum em pontes ferroviárias. O vão da ponte da minha maquete tem 640mm, que equivale a ~55,7 metros, 3x menor que o vão da ponte de Estreito.