terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fotos em Tilt-Shift

Você já ouviu falar em Tilt-Shift? Não?
Então dê uma olhada nessas imagens:


Numa primeira olhada, temos a impressão de uma miniatura extremamente realista, mas na verdade, temos aqui um exemplo de ilusão de óptica. Esses cenários são reais e as fotos foram feitas utilizando uma técnica que faz com que pareçam miniaturas. Mas por que se parecem com miniaturas?



Para fotografar coisas muito pequenas, geralmente a câmera desfoca um pouco nas regiões mais periféricas da foto, com o foco no objeto a ser retratado, geralmente no centro.



A técnica Tilt-Shift consiste em simular essa pequena distorção através de lentes específicas pra isso (que custam os olhos da cara) ou através de um tratamento na imagem (Photoshop e afins).
Outro detalhe que coloca mais "verdade" na foto em Tilt-Shift é fazer um tratamento nas cores.
Miniaturas geralmente têm cores vivas e, por conta da dificuldade de representar texturas muito pequenas, costumam ter cores mais chapadas. Marcas de uso, sujeira e outras coisas comuns em cenários reais são muito difíceis de se retratar em uma miniatura.



Então, se em um cenário real conseguirmos eliminar essas características, ao tirar uma foto em Tilt-Shift, essa se parecerá muito mais com uma miniatura.

É o papel inverso: enquanto a miniatura tenta imitar o "mundo real", a técnica do Tilt-Shift tenta transformar eventos e cenários reais em miniaturas... ao menos na foto.