sábado, 12 de abril de 2014

Ferrorama Estrela - A Saga





            Quem não se lembra do famoso brinquedo Ferrorama da Estrela, lançado na década de 1980 e que foi para muita gente o início de uma grande paixão pelas miniaturas ferroviárias? O brinquedo que foi um sucesso de vendas em sua época, conquistando não somente crianças mas adultos em geral, foi tão bem aclamado, que até hoje é comercializado em sites de venda como Mercado Livre.





Todas as pessoas que tiveram oportunidade de “brincar” com o produto, relembram do mesmo com saudosismo e saudade, uma vez que o Ferrorama possuía boa qualidade e simulava quase que com perfeição os barulhos da locomotiva. (Estou sendo saudosista??)

Fonte: http://www.atleticoparanaense.com/site/noticias

Fonte: http://playtoybrinquedos.blogspot.com.br/


Fonte: http://playtoybrinquedos.blogspot.com.br/


Anos mais tarde, a empresa Estrela, reconhecendo o anseio do público por uma possível nova versão, lançou o seguinte desafio:

Se o brinquedo Ferrorama percorresse os últimos 20km do Caminho de Santiago de Compostela, utilizando para isso, 110 metros de trilhos, o produto seria relançado no Brasil.



Não foi surpresa saber que os fãs completaram o desafio proposto e está tudo registrado em um canal do Youtube montado especialmente para isso.

Clique aqui para ir ao canal.

Enfim o brinquedo foi relançado em agosto de 2010. Mas ao invés de ter sido de fato, um relançamento do brinquedo original, a empresa colocou no mercado uma imitação barata mal acabada e bastante infantil, para a decepção de todos os fãs, que por sua vez se sentiram traídos por essa falta de compromisso da Estrela.

Após inúmeras reclamações por essa "traição" da empresa, assim considerada por muitos fãs, o modelo original (XP100) foi relançado em 2011, dando uma nova oportunidade para as pessoas comprarem um produto semelhante ao antigo brinquedo.