sábado, 12 de janeiro de 2013

Mistura de Escalas em Maquetes.


O alto custo dos materiais (figuras humanas, veículos, objetos em geral) fez com que vários maquetistas brasileiros não utilizassem uma padronização de escala no momento de construir suas composições. E o alto preço aliado à escassez de materiais, fez com que a criatividade falasse mais alto.

Muitos (ou quase todos) maquetistas começaram a se aventurar no Hobby com a escala HO (1:87), pois é a escala predominante no Brasil. Os materiais são mais fáceis de encontrar, os preços são ligeiramente menos salgados e claro, contamos com uma grande aliada do Hobby aqui no Brasil. A Frateschi.

Não consigo imaginar uma criança começando sua primeira maquete sem um trenzinho circulando entre prédios, casas, igrejas, etc. E a Frateschi preenche a lacuna, na escala HO, que nossa querida Estrela deixou, com seus lindos ferroramas que tanto fizeram sucesso na década de 80. E mesmo possuindo um custo relativamente elevado, os kits Frateschi, oferecem boa qualidade e funcionam como incentivo aos iniciantes, alavancando cada vez mais pessoas ao Hobby.

Mas mesmo a Frateschi não possui todos os objetos que uma maquete necessita, deixando assim o maquetista com poucas opções. Pode-se comprar no exterior, onde o custo fica extremamente alto. Pode-se também comprar objetos artesanais que são vendidos nas próprias feiras de ferreomodelismo ou tentar fazer por conta própria (o que nem sempre dá muito certo).

Por exemplo: veículos em 1:87 não são raros no Brasil, mas são caros e para contornar esse “problema”, alguns maquetistas utilizam as miniaturas Hot Wheels (Escala 1:64) para popular suas ruas e avenidas. E além de possuir vários modelos interessantes, essas miniaturas possuem um preço interessante, funcionando também como um hobby a parte, onde muitos colecionadores e maquetistas acabam por misturar ambos os hobbys. Vale lembrar que além de possuir um detalhamento ligeiramente melhor dos que os modelos que algumas empresas de 1:87 fornece, miniaturas Hot Wheels podem ser encontradas em praticamente qualquer esquina.

Comparação entre Vagão 1:87 e Miniaturas Matchbox 1:64

Analisando e admirando maquetes de vários encontros, percebemos que não existem limites para a criação, e a grande maioria dos problemas pode ser contornado com criatividade, pois afinal, a única regra vigente do hobby é: se divertir!!!