sábado, 25 de agosto de 2012

Utilizando Papercraft em Maquetes


Muito se fala dos altos preços praticados no Ferreodemolismo brasileiro. Miniaturas que chegam a custar R$ 50,00 a unidade, tornam a “brincadeira” inviável para muitos modelistas. E é devido a este problema que muita gente apela para a criatividade, criando objetos que às vezes chegam a ser até melhores do que aqueles encontrados em lojas especializadas.

Prédio em Papercraft - Army Men

Uma alternativa bastante em conta aos modelos superfaturados, está em utilizar miniaturas em papel conhecidas como papercraft. Não existe limite na utilização desse tipo de miniatura, pode-se criar desde uma simples caçamba, até modelos complexos de construções.

Exemplo de caçamba feita em papercraft.
Existe um forte mercado de papercraft no exterior, onde sites vendem uma variada gama de modelos em papel, bastando apenas imprimir, recortar e dobrar/colar (pagar também, é claro). Em contrapartida, há também uma infinidade de modelos gratuitos internet afora, onde o modelista precisa somente baixar o arquivo para sua máquina.

Um exemplo de um excelente site de modelos papercraft é o ScaleScenes, onde você pode tem uma grande variedade de modelos em diversas escalas. O site conta com uma seção específica de modelos para o ferreomodelismo, inclusive com alguns modelos gratuitos. 

Agora, se você está procurando por modelos voltados ao tema medieval, o site DaveGames é o lugar. O site possui modelos pagos, mas também possui uma mini-seção dedicada ao "Free Models", com modelos muito realistas.


Enfim, existe uma grande variedade de sites que disponibilizam modelos em papercraft, pagos e gratuitos. Nada que uma boa pesquisa não revele os modelos que você está procurando para sua maquete. Segue alguns links:

Clique aqui para visitar o site CombatStorm - Site que disponibiliza modelos de construções para as famosas miniaturas Army Men (Primeira imagem do post).

Clique aqui para visitar uma lista de sites que disponibilizam modelos em papercraft.